sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Out Of Cleveland: O "Gigante" de Los Angeles



Primeiramente, eu sei que esse é um blog do Cavaliers, mas resolvi à partir de hoje abrir esta nova coluna o "Out Of Cleveland" que trata sobre assuntos da NBA em geral, vou tentar postar algumas análises e um pouquinho do meu ponto de vista também, espero que gostem.

Como primeiro post escolhi o momento atual do Los Angeles Lakers na NBA para dissertar sobre. O time hoje é o décimo primeiro colocado na conferência Oeste com 15 vitórias e 20 derrotas e 5 jogos atrás do oitavo lugar da conferência, o Denver Nuggets.

O time começou a temporada extremamente badalado, além do líder do time Kobe Bryant, e o ala-pivô Pau Gasol, o time contou com a chegada do pivô mais dominante da liga, Dwight Howard e um dos melhores armadores de todos os tempos da NBA, Steve Nash, está criada a formula para o sucesso, não?! Não! O time era treinado pelo ex-técnico do Cavs, Mike Brown, que nunca fez um trabalho decente em Cleveland, quanto mais com um elenco tão badalado como esse do Lakers, e foi dito e feito, os cabeças só esperaram o time entrar em uma pequena crise para mandar o homem embora, e para o lugar dele chamaram Mike D'antoni, um técnico conhecido por implantar um jogo bastante ofensivo e uma defesa não tão eficiente nos times que comandou.

O time tem um banco extremamente fraco, Antawn Jamison chegou para melhorar o quesito pontos mas não está ajudando muito, Jodie Meeks e Jordan Hill as vezes jogam bem e ajudam o time, mas no geral não existe uma ajuda consistente do banco de reservas. A grande surpresa do time é Metta World Peace que está tendo a melhor temporada ofensiva da carreira com 13.8 pontos por jogo. Todas as grandes estrelas do time tem bons números, mas então porque o time não consegue vencer?

Não dá pra afirmar nada de certeza, não dá pra dizer o porque desse super time não conseguir engrenar, mas posso citar alguns fatos que estão ajudando muito pra isso. O time não tem defesa, é o quinto time que mais toma pontos na liga, com uma média de 101.71 por jogo. E outro ponto que ajuda a má fase do time é a desorganização do time no ataque, a bola não roda, não há uma coletividade, não há um jogo vistoso, e Kobe não contribui muito pra isso acontecer, ele segura muito a bola e força muitos chutes, é o que eu sempre ouvi por aí, de que adianta ter um armador do nível de Nash se ele só serve pra entregar a bola a Kobe e pra que serve um pivô do nível de Howard se ele só serve para pegar rebotes, não faz sentido ter um time com peças tão boas se não sabe utiliza-las.

A última vez que o Lakers ficou fora dos playoffs foi na temporada 2004-05 e foi só a quarta vez que 
a franquia não se classificou para a pós-temporada da NBA, naquela temporada os quatro jogadores que mais se destacavam eram Kobe Bryant que liderava o time em pontos com número parecido ao desta temporada, Caron Butler em seu ano de Sophomore, Lamar Odom que jogava sua primeira temporada com a camisa do Lakers e ainda se adaptava ao time e Chucky Atkins que já tinha 30 anos e só jogou aquela temporada com o Lakers. Esses quatro jogadores não fazem nem sombra pra o quarteto de hoje e é esse quarteto que está ameaçado de ficar fora dos playoffs pela quinta vez na história da franquia.

Não se pode afirmar qual o destino do time nesta e nas próximas temporadas, o fato é que o time ainda pode engrenar e chegar aos playoffs, se não neste ano, nos próximos que ainda estão por vir, pois ainda é o primeiro ano deles juntos. Mas não será fácil conseguir tirar os 5 jogos de diferença pro Nuggets, nem passar tão facilmente o Jazz e ver o ex-primo pobre liderando e com grandes chances de ser campeão da conferência que por 31 vezes já foi do "gigante" de Los Angeles, não deve agradar muito os torcedores do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário