quarta-feira, 26 de junho de 2013

Old School Cavs: Žydrūnas Ilgauskas



Hoje vou publicar o segundo texto da coluna "Old School Cavs", na primeira edição falei sobre um pivô lituano que passou rapidamente pelo Cavs, o Martynas Andriuškevičius, e hoje vamos continuar falando de um pivô e também de um lituano, a grande diferença é que esse pivô jogou praticamente toda sua carreira no Cavs e hoje é ídolo em Cleveland, contaremos sobre a carreira de Žydrūnas Ilgauskas.

Ilgauskas, ou como era conhecido "Big Z", nasceu em 1975 em Kaunas na Lituânia, media 2,21m e jogou no Cavaliers no período de 1997 à 2010 e é líder de algumas estatísticas na história do time, entre elas participação em mais jogos e maior número de tocos.

Big Z estreou sua carreira profissional jogando no Atletas Basketball Club, time da sua cidade natal, na passagem pelo Atletas ele acumulou médias de 20,3 pontos, 12,8 rebotes e 2,8 tocos por jogo. Ele foi escolhido pelo Cavaliers como a 20ª escolha do Draft de 1996, só para caráter de curiosidade, esse foi o Draft em que Allen Iverson foi escolhido a primeira escolha, também Ray Allen e Kobe Bryant foram escolhidos nesse ano.

Umas dos pontos negativos na carreira de Big Z, era o grande problemas que ele tinha com lesões, sofreu muitas no pé e no tornozelo, ele passou toda a temporada 1996-97 na lista de machucados, mas no ano seguinte entrou no All-Star Rookie Team, mas os altos e baixos continuaram quando depois que ele assinou uma extensão de 6 anos de contrato que lhe renderam 70,9 milhões de dólares, eles jogou apenas 5 jogos nas duas temporadas seguintes e em Janeiro de 2000 ele fez uma cirurgia em um osso fraturado no seu pé esquerdo. Ele continuou no time titular do Cavs durante a temporada 2000-01, mas em Dezembro se machucou novamente e ficou fora do restante da temporada, e para se ter uma ideia da importância do pivô para o time, depois de vencer 15 das 23 partidas que jogou com o pivô, o time acabou aquela temporada com o record de 30-52.

Na temporada 2002-03 Ilgaukas acabou a temporada com as médias de 17.2 pontos e 7.5 rebotes e foi escolhido para o All-Star Game, mesmo com a ótima temporada do pivô o Cavs ficou com a terceira pior campanha geral da liga e acabou com a primeira escolha do Draft de 2003 que foi um dos melhores de todos os tempos da NBA, foi neste Draft que o Cavs recrutou LeBron James, que formou o núcleo do elenco junto com Ilgauskas e Drew Gooden. Nas três temporadas seguintes Big Z perdeu apenas 9 jogos e em 2005 foi eleito novamente para o All-Star Game, e o time se tornou um grande concorrente a vencer o título da NBA indo as finais em 2007, mas perdendo para o San Antonio Spurs. No dia 2 de Dezembro de 2009, Ilgauskas entrou em quadra no jogo contra o Phoenix Suns para bater o recorde de participações em jogos com a camisa do Cavaliers que pertencia a Danny Ferry.

Em Fevereiro de 2010, Ilgauskas foi trocado para o Washington Wizards numa troca que envolveu 3 times e 6 jogadores, nessa troca o Cavs adquiriu Antwan Jamison e Sebastian Telfair, mas Big Z nunca chegou a atuar com a camisa do Wizards, o time o dispensou logo após e ele se tornou um agente livre, mas não podia reassinar com o Cavs pois havia uma regra de um jogador apenas poder voltar para o time que o trocou após 30 dias. Em Março do mesmo ano ele assinou com o Cavs por uma temporada.

O fim da temporada 2009-10, foi marcada pela eliminação arrasadora do Cavaliers contra o Boston Celtics e pela saída de LeBron James do time, neste mesmo período Ilgauskas assinou por uma temporada com o Miami Heat, possivelmente buscando o mesmo que James, um título. Um fato interessante é que no primeiro jogo em Cleveland depois que James e Big Z foram para o time de South Beach, todo o time do Heat foi intensamente vaiado, inclusive LeBron, mas Ilgauskas foi muito aplaudido, mostrando o quanto o pivô é importante para a cidade de Cleveland.

Depois de sua aposentadoria Ilgauskas foi contratado pelo GM do Cavs, Chris Grant, para ser seu assistente, e está entre suas funções a de avaliar futuros talentos para compor o elenco do time, inclusive, é por indicação dele que Alex Len está sendo tão cotado para ser o primeiro escolhido neste Draft. 

Então, essa é a história do gigante pivô que por tanto tempo defendeu e ainda defende, mesmo fora de campo, as cores do Cavaliers. Ele foi um jogador de extrema importância para a história do Cavs, recomendo a qualquer um procurar assistir jogos da época dele no time, sempre foi um pivô muito técnico e a ótima envergadura sempre o fez um jogador que conseguia muitos tocos. As médias de sua carreira são 13.0 pontos, 7.3 rebotes e 1.6 tocos por jogo.

Gostou do jogador escolhido para o segundo post da coluna, comente o que acha do pivô lituano e também deixe sua opinião para quem quer ver nos próximos posts da coluna.

No fim irei deixar um vídeo que resume um pouco a história de Big Z:


2 comentários:

  1. Muito Bomm!!! Importante essa coluna, contar a história dos jogadores que passaram e fizeram história pelo time, seja com conquistas ou com pouquíssimos jogos ahaha
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu mesmo Diego, fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir