segunda-feira, 27 de maio de 2013

Old School Cavs: Martynas Andriuškevičius



Essa semana vou começar uma nova coluna aqui no CavaliersBR, onde irei mostrar alguns jogadores que já vestiram a camisa do Cavs, desde as maiores estrelas até aqueles que não fizeram tanto sucesso assim. Tentarei mostrar histórias legais deles, algumas curiosidades e também a contribuição do jogador ao nosso time.

E começarei essa coluna falando de um jogador bem desconhecido, eu particularmente nunca tinha ouvido falar dele, tava procurando algumas estatísticas e me deparei com um nome bem estranho, aí fui pesquisar a história dele e achei bem interessante, mas não tão legal. Mas que agora compartilharei com vocês.

Andriuškevičius nasceu no dia 12 de Março de 1986 em Kaunas na Lituânia.

O pivô começou sua carreira na NBA em 2005 quando foi draftado pelo Orlando Magic na 44ª escolha daquele ano, sua posição no Draft era cotada para ser muito boa por causa da sua altura, 2,18. Mas depois de uma temporada desapontante na Euroliga jogando pelo Žalgiris Kaunas e uma aparente falta de evolução, fez ele cair na sua colocação entre os calouros escolhidos. Nesta temporada na Euroliga ele jogou em 15 jogos e acumulou médias de apenas 1.5 pontos e 1.1 rebotes em 8 minutos em quadra.

Umas das coisas que chamavam atenção no seu basquete é que ele tinha um bom chute do perímetro para um cara do seu tamanho e treinou com o já aposentado na época Arvydas Sabonis (jogadou que jogou na NBA pelo Portland Trail Blazers entre 95 e 2001 e também em 2002-03).

Uma curiosidade que chama atenção é que inicialmente o lugar onde ele foi draftado foi mandado pelo Cavs para o Orlando Magic junto com Tonny Battie e mais uma escolha de segunda rodada daquele Draft, e em troca o Cavs adquiriu Drew Gooden, Steven Hunter e o brasileiro Anderson Varejão. E depois o Orlando Magic o mandou novamente para Cleveland por picks futuros.

Pelo Cavs ele participou apenas de 6 jogos e ficou em quadra durante 1.5 minutos por jogo, acumulando médias quase insignificantes, 0.7 rebotes e 0.3 roubos por jogo.

Em 2006 ele foi trocado do Cavs para o Bulls pelo armador Eddie Basden, mas ele nunca chegou a entrar em quadra com a camisa do Bulls. Em Dezembro de 2006 jogando pelo Dakota Wizards da D-League ele sofreu uma grave lesão na cabeça quando ele e o companheiro de time Awvee Storey brigaram e Storey acertou um soco na cabeça de Andriuškevičius. O pivô fraturou o crânio, teve uma concussão grave e ainda ficou com um hematoma de dois centímetros no lado esquerdo do cérebro, enquanto Storey foi suspenso da liga por tempo inderteminado.

Inicialmente os doutores acharam que demoraria meses até ele poder voltar a falar, mas ele fez isso em apenas um mês de tratamento, e mostrou desejo de retornar as quadras em até um ano. Em Março de 2007 ele foi liberado para poder treinar, mas o técnico do Bulls da época, Scott Skilles nunca o colocou no elenco principal. Em Agosto deste mesmo ano o agente dele anunciou que ele iria voltar para o basquete europeu, e após isso passou pelo Lucentum Alicante, pelo PAOK da Grécia, pelo Klaipėdos Neptūnas da Lituânia e pelo Starogard Gdański da Polônia, que onde joga atualmente.

Martynas também participou da Copa do Mundo da FIBA em 2010 e foi medalhista de bronze com a seleção da Lituânia.


E aí, gostaram da coluna? Gostaram da história do pivô lituano? Deixe sua opinião na caixinha.
Em breve mais uma personalidade que já usou a camisa do Cavs aqui no blog.



4 comentários:

  1. Ótima coluna , parabéns .

    Muito bom para conhecermos jogadores que já representaram o Cavs ...

    Mesmo não parecendo muito efetivo em quadra , admiro a vontade que o lituano teve em voltar a jogar , mostrou muita garra .

    Let's Go Cavs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback Lucas, foi uma história muito legal, pena que ele não teve oportunidades na NBA.

      Excluir
  2. Ótima ideia, eu como fã dos Cavs gostaria de saber mais informações sobre as estrelas e jogadores que passaram pelo time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback Guilherme, vou tentar deixar essa coluna semanal, principalmente agora que tem pouco o que falar nessa off-season

      Excluir